fbpx

Vídeo Institucional de Empresa: como fazer?

A cultura da empresa é um dos aspectos mais importantes de qualquer organização. Sendo positiva ajudará os seus funcionários a sentirem-se valorizados, respeitados e comprometidos pessoalmente, enquanto que sendo negativa geralmente os desmoraliza, diminuindo a confiança e a produtividade.

Assim ao fazer vídeos institucionais da sua empresa, pode colocar em palavras concretas e imagens memoráveis o que pode parecer intangível.

Fique a saber como fazer o guião do seu vídeo institucional.

Mas o que é um vídeo institucional?

Um vídeo institucional é definido de forma bastante vaga, não é apenas uma única coisa ou uma abordagem específica. Em vez disso, estes vídeos podem realmente ser qualquer tipo de vídeo que capte a essência de trabalhar para sua empresa.

Alguns destes vídeos concentram-se estritamente nos seus funcionários. Outros podem passar um ambiente divertido e descontraído, destacando as vantagens no escritório. Outros podem ainda manter a seriedade e falar apenas sobre valores corporativos.

Independentemente do foco específico do conteúdo, todos os bons vídeos institucionais da empresa tem como resultado responder a perguntas básicas, tais como:

  • Como é trabalhar para a sua empresa?
  • Quais valores impulsionam e unem a equipa?
  • Como é a hierarquia organizacional?
  • O que é que a diferencia de outras empresas?
  • E, sendo das coisas mais importante e difíceis de definir, como é o ambiente?

Estas perguntas podem ter inúmeras formas diferentes de resposta e, por isso, de seguida podemos observar alguns exemplos.

https://youtu.be/v2oI56VrgRU

Porquê apostar num vídeo institucional para a sua empresa?

Como os exemplos acima produzidos pela Click and Play demonstram, os vídeos de empresa podem ter muitas abordagens diferentes para qualquer negócio pequeno ou grande. 

Estes têm como objetivo:

  • Recrutar funcionários qualificados
  • Apresentar a potenciais funcionários o espaço de trabalho físico ou normas de trabalho remoto
  • Destacar a missão e os valores da sua empresa
  • Fazer com que os funcionários se sintam parte de algo maior (fundamental para a satisfação no trabalho)
  • Humanizar a sua marca, estabelecendo uma ligação com consumidores e funcionários 

3 estratégias para criar o guião do seu vídeo institucional:

Há tantas maneiras diferentes de contar a história da sua empresa que seria impossível fornecer uma estrutura para cada situação. Mas existem algumas estratégias que deve aplicar, independentemente do conteúdo, storyboard ou estrutura do seu vídeo.

1 – Ser honesto e preciso

O objetivo de um vídeo de empresa é fornecer um olhar verídico sobre a sua organização.
Mantendo um tom positivo, mas nunca deve ser “falsamente positivo”.

E, por exemplo, se a sua empresa não é uma startup super descontraída, não defina expectativas erradas. Deve ser honesto e genuíno acima de tudo.

2 – Deixe os seus funcionários falarem

Embora a narração em vídeo possa ajudar a orientar o enredo e a definir o tom do vídeo, tente não depender apenas de um narrador. Em vez disso, traga alguns dos seus funcionários e deixe-os falar! Dessa forma a abordagem será muito mais autêntica, acolhedora, inclusiva e pessoal.

3 – Evite palavras muito complicadas

A conversa corporativa, sem interrupções, não o ajudará a atrair talentos ou a destacar sua empresa. Substitua palavras muito complicadas e pouco conhecidas por algo um pouco mais informal, que se utilize fora do escritório.

Quer seja uma pequena empresa ou uma grande organização empresarial, pode contar com a Click and Play para o ajudar neste processo de criação do vídeo institucional da sua empresa!