fbpx

Vídeo Marketing: 6 dicas para melhorar a sua estratégia

As campanhas de marketing de vídeo estão a dominar em todas as plataformas de redes sociais.
À medida que o conteúdo de vídeo se está a tornar mais popular, os profissionais de marketing devem aproveitar esta oportunidade para promover as suas campanhas usando este formato de conteúdo.
Mas antes de avançar para a criação de vídeo, certifique-se de que executa uma estratégia de marketing de conteúdo de vídeo sólida para evitar erros comuns.

Mas o que é o Marketing de Vídeo?

O marketing de vídeo é uma estratégia de campanha que usa conteúdo de vídeo para promover marcas e produtos. É um tipo de marketing que usa o vídeo em vez de apenas texto simples ou anúncios gráficos para vender serviços e produtos, aumentando o reconhecimento da marca e incentivando as vendas.

Ao contrário de outras estratégias de marketing, o marketing de vídeo provou trazer mais vendas, pois os clientes preferem mais vídeos a textos simples que não oferecem recursos visuais reais. Além disso, as campanhas de marketing de vídeo contribuíram para outros benefícios que as empresas podem obter rapidamente, incluindo:

Melhorar a classificação de SEO

O motor de busca Google dá preferencia aos vídeos no momento da pesquisa. Desta forma, é mais fácil atrair mais clientes pois as pessoas descobrem a sua marca rapidamente.

Aperfeiçoar o marketing nas redes sociais

Os vídeos não são populares apenas no YouTube, também são compartilhados nas redes sociais, como Facebook e Twitter, que permitem que os utilizadores assistam, compartilhem e comentem. Mais uma vez, isto leva a uma maior exposição das marcas, produtos ou serviços oferecidos.

Aumentar o ROI (retorno do investimento)

Anunciar através de campanhas de marketing de vídeo é um modo de economizar dinheiro. Quando criamos vídeos interessantes e os partilhamos online para que outras pessoas possam espalhar a notícia compartilhando-os com a família e com as pessoas mais próximas, estamos a fazer com que as pessoas falem sobre a nossa marca sem ter que investir noutras formas de publicidade como o tradicional Spot TV.

Mas existem aspectos relativos ao marketing de vídeo aos quais os profissionais de marketing devem estar atentos.
Siga as nossas 6 dicas.

1 – Conhecer o seu público alvo

Um grande erro do marketing de vídeo é não conhecer o seu público. Tal erro pode criar um desequilíbrio entre o produto e as expectativas do cliente, o que resulta em campanhas fracassadas.

Por exemplo, se o seu produto for para gamers e estiver focado em partilhar o seu produto com fãs de carros nas redes sociais, isso pode ser considerado um erro de julgamento. Certifique-se de criar vídeos para os clientes certos que estão dispostos a comprar os seus produtos.

É um desperdício gastar tempo e dinheiro a fazer vídeos sem saber quem quer chamar a atenção.

2 – Seguir o formato de vídeo correto

Muitas empresas apostam em vídeos com um tempo de duração mais longo (2-3 minutos). Esses vídeos são bons para obter mais informações (ex: instruções), mas não são ideais quando colocados em redes sociais com limitações de tempo.

É importante que os seus vídeos sejam curtos e envolventes o suficiente para que as pessoas continuem a querer assistir ao seu conteúdo. Deve dar a ao público uma razão para que estes sintam que precisam de continuar a aprender mais acerca do seu produto num curto espaço de tempo.

3 – Passar mensagens claras

Passar uma mensagem clara é muito importante no marketing de vídeo. O objetivo é conseguir transmitir ao público o ponto chave que queremos que seja entendido logo nos primeiros segundos.

Um conceito de marketing de vídeo que não fornece mensagens claras pode levar à perda de tráfego e visualizações.

A edição de vídeo é uma etapa crucial neste processo para criar boas mensagens visualmente atraentes. É sempre preferível contratar uma produtora profissional. Mas se isso não for uma opção, considere estes programas de edição de vídeo.

4 – Não sobrecarregar o público com demasiada informação

Um erro que é cometido muitas vezes nos vídeos é sobrecarregar as pessoas com demasiada informação. A maioria do público não gosta de assistir a vídeos que levam mais de três minutos até que se consiga obter a ideia principal. O espectador quer uma explicação rápida e direta.

É normal os clientes terem dúvidas acerca do porquê de comprar os seus produtos e por isso é essencial responder a esta pergunta de forma clara no seu vídeo de marketing, pois este tipo de pergunta sem resposta pode impedir que os potenciais clientes invistam nos seus serviços, dificultando as vendas.

5 – Não criar vídeos demasiado “auto promocionais”

Muitos profissionais investem tudo num vídeo de marketing criando um conteúdo muito promocional ao qual as pessoas não querem assistir.

Quando os vídeos “pedem” muito aos espectadores para comprarem algo, está a ser feito o oposto do que é considerado um bom marketing. Isto pode trazer consequências como perder potenciais compradores.
A lição é: “mostrar” ao seu público os benefícios e vantagens dos seus serviços em primeiro lugar.

6 – Colocar um call-to-action atrativo

Os vídeos de marketing não são criados apenas para entreter as pessoas ou gerar visualizações, likes e compartilhamentos (embora estas ações ajudem consideravelmente). Se deseja ganhar dinheiro com os seus vídeos, é preciso incluir elementos que incentivem os espectadores a comprar o que está a ser anunciado, como um botão de call-to-action no final do vídeo.

Um call-to-action é a confirmação no vídeo que garante aos espectadores que estão a ir na direção correta se clicarem no link, no fundo indica aos espectadores exatamente o que fazer no final do vídeo. Pode também querer que estes cliquem num botão opt-in ou que visitem o seu site para obter mais informações sobre a sua empresa ou serviços.

Certifique-se de que este tipo de botão aparece dentro de três a dez segundos no final do seu vídeo para que as pessoas não percam o seu call to action.

A não esquecer

O conteúdo em forma de vídeo tornou-se muito popular nos últimos anos. Apostar neste formato ajudará a sua empresa a aumentar o desempenho das vendas e a impulsionar o crescimento dos negócios.
Os clientes preferem assistir a um vídeo de produto a ler artigos sobre ele, pois 33% deles acreditam que os vídeos os ajudam a relembrar mais da marca.

Por isso crie vídeos e publique-os nas redes sociais, pois aproveitar estas plataformas só o ajudará a alcançar um público ainda maior.

Pode contar com a Click and Play neste processo de criação dos seus vídeos profissionais. Ajudamo-lo a executar melhor as suas campanhas de produtos, e consequentemente a aumentar o reconhecimento da sua marca.