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Marketing Digital – Guia para empresas

O Marketing digital refere-se a todos os esforços de marketing que ocorrem na internet. As empresas aproveitam os canais digitais, como motores de pesquisa, redes sociais, e-mail e outros sites para relacionar e comunicar com clientes atuais e potenciais. Isso também inclui a comunicação por meio de mensagens de texto ou vídeo.

Esta ferramenta não substitui o marketing tradicional mas possibilita uma segmentação e medir o sucesso das campanhas criadas de forma instantânea.

Descubra com este guia como posicionar o seu negócio e ter uma estratégia de marketing digital que lhe garanta sucesso no competitivo mercado online!

Porque é que deve apostar no Marketing Digital?

1 – As campanhas podem ser focadas apenas nos clientes com maior probabilidade de comprar o seu produto ou serviço

Se colocar um anúncio na TV, numa revista ou num outdoor, terá um controlo limitado e com pouco detalhe sobre quem vê o anúncio, sendo praticamente um tiro no escuro.

O marketing digital, por outro lado, permite identificar e segmentar um público altamente específico e enviar mensagens de marketing personalizadas e de alta probabilidade de conversão para o seu público.

Sobretudo em redes sociais a possibilidade de segmentação é extremamente precisa, podendo exibir anúncios de determinado público com base em variáveis ​​como idade, sexo, localização, interesses, redes ou comportamentos. Não devendo ainda assim descurar as boas práticas e estratégias de PPC ou SEO para fomentar a sua posição orgânica e paga nos motores de busca, ou anúncios para utilizadores que demonstraram interesse no seu produto ou serviço ou que pesquisaram palavras-chave específicas relacionadas ao seu setor.

Em última análise, o marketing digital permite que conduza a pesquisa necessária para identificar as suas personas ideiais. Podendo refinar a sua estratégia de marketing ao longo do tempo para garantir que alcança os seus clientes. O melhor de tudo é que o marketing digital ajuda a comercializar para subgrupos dentro do seu público-alvo maior. Se vende vários produtos ou serviços para diferentes compradores, isso é especialmente útil.

2 – Aproveite as informações e estatísticas do tráfego do site

Com o marketing digital, pode ver o número exato de pessoas que visualizaram a página inicial do seu site em tempo real usando softwares de análise digital como o Google Analytics.

Através do Google Analytics pode ver quantas páginas visitaram, quais os dispositivos que estavam usando e de onde vieram, entre outros dados de análise digital (como demografia, localização).

Essa informação ajuda a priorizar em que canais de marketing deve apostar, com base no número de pessoas que esses canais estão direcionando para o seu site. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego for proveniente de busca orgânica, sabe que provavelmente precisará gastar algum tempo em SEO para aumentar essa percentagem.

Com o marketing offline, é muito difícil saber como as pessoas interagem com a sua marca antes de interagir com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes que elas cheguem ao estágio final da jornada do comprador, o que significa que pode tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para o seu site logo no topo do funil de marketing

3 – Com o marketing digital consegue controlar todas as etapas da jornada do cliente

É essencial começar a envolver o seu público o mais cedo possível. Os canais online permitem que acompanhe toda a jornada de compra dos seus clientes. Compreender e analisar como os clientes estão se comportando e operando é importante para a conversão de leads. O marketing digital permite que você os acompanhe em todas as fases desse processo. E, mesmo que não os converta nos estágios iniciais, pelo menos ajuda a garantir que eles tenham feito uma conexão com a sua empresa.

4 – É mais fácil adaptar e mudar uma estratégia de marketing digital

Geralmente, leva-se as estratégias de marketing até à conclusão, permitindo que ela entre em vigor e, em seguida, medindo os seus resultados. No entanto, nem sempre as coisas saem conforme o planeado. Com o digital consegue perceber num ponto quase inicial se uma suposição estava incorreta ou o público não reagiu como era esperado.

Poder mudar a sua estratégia facilmente é um grande benefício do marketing digital. Adaptar uma estratégia de marketing digital é muito mais fácil do que outras formas mais tradicionais. Por exemplo, se um anúncio pago em Instagram não estiver com a performance esperada, pode ajustá-lo ou para-lo rapidamente para obter melhores resultados.

Como criar uma estratégia de Marketing Digital

Apresentamos-lhe 5 passos para criar a sua estratégia:

1 – Defina os seus objectivos

Como qualquer plano, é fundamental que comece identificando e definindo os seus objetivos, pois assim criará a sua estratégia de maneira diferente dependendo desses objetivos. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, convém focar-se em alcançar novos públicos por meio das redes sociais.

Como alternativa, talvez queira aumentar as vendas de um produto específico – se for esse o caso, é mais importante que se concentre em SEO e na otimização de conteúdo para atrair compradores em potencial para o seu site. Além disso, se o seu objetivo é vender, pode testar campanhas de PPC para direcionar o tráfego através de anúncios pagos.

2 – Identifique o seu público alvo

Um dos maiores benefícios do marketing digital é a oportunidade de atingir públicos específicos – no entanto, pode aproveitar esse benefício se não tiver identificado primeiro seu público-alvo.

Obviamente, é importante observar que o seu público-alvo pode variar dependendo do canal ou das metas que tem para um produto ou campanha específica.

Por exemplo, talvez tenha notado que a maioria do seu público do Instagram é mais jovem e como tal prefere reels e memes – mas no Facebook a interacção é com um público mais adulto que prefere artigos e vídeos de especialistas.

3 – Estabeleça um budget para cada canal

Como com qualquer coisa, o orçamento que determina depende de quais elementos de marketing digital você deseja adicionar à sua estratégia.

Com o inbound marketing, o foco principal está na criação de conteúdo de alta qualidade que o seu público vai querer consumir, e aí o único investimento que vai precisar é o seu tempo.

Já com publicidade online e compra de listas de e-mail, há, sem dúvida, alguns custos. O que custa resume-se ao tipo de visibilidade que deseja receber como resultado da publicidade.

Por exemplo, para implementar o PPC usando o Google AdWords, estará a competir com outras empresas do seu setor para aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave associadas ao seu negócio. Dependendo da competitividade da palavra-chave, isso pode ser razoavelmente acessível ou extremamente caro, e é por isso que é uma boa ideia focar-se na construção do seu alcance orgânico também.

4 – Optimize os seus conteúdos para mobile

Isto significa que é essencial otimizar os seus anúncios digitais, páginas da web, imagens de social media e outros ativos digitais para dispositivos móveis. Se a sua empresa possui optimização mobile que permite que os utilizadores se envolvam com a sua marca ou comprem os seus produtos, o seu site também se enquadra no guarda-chuva do marketing digital.

Aqueles que interagem com a sua empresa online por meio de dispositivos móveis precisam de ter a mesma experiência positiva que teriam no computador. Isso significa implementar um design de site compatível com os dispositivos móveis ou responsivo para tornar a navegação amigável para quem usa dispositivos móveis. Também pode significar reduzir o tamanho dos seus formulários de geração de leads para criar uma experiência sem complicações para as pessoas que fazem download do seu conteúdo em qualquer lugar.

Quanto às suas imagens de redes sociais, as dimensões da imagem são menores em dispositivos móveis e o texto pode ser cortado. Convém sempre ter este factor em conta quando cria a sua estratégia.

Há muitas maneiras de otimizar os seus ativos de marketing digital para dispostivos móveis e, ao implementar qualquer estratégia, é extremamente importante considerar como a experiência será traduzida em dispositivos móveis. Ao garantir que isso esteja sempre em mente, você estará criando experiências digitais que funcionam para o seu público e, consequentemente, alcançam os resultados esperados.

5 – Defina as principais keywords do seu negócio

O marketing digital tem tudo a ver com atingir públicos-alvo por meio de conteúdo personalizado – tudo isso não pode acontecer sem uma pesquisa eficaz das palavras-chave ideiais para o seu negócio.

A realização de pesquisas de palavras-chave é fundamental para otimizar o seu site e conteúdo SEO e garantir que as pessoas possam encontrar a sua empresa por meio de mecanismos de pesquisa.

Tente criar uma lista de palavras-chave de alto desempenho relacionadas aos seus produtos ou serviços e considere as variações da mesma para oportunidades adicionais.

Descubra como aplicar no seu negócio

Na Click and Play acreditamos que os consumidores tornar-se-ão mais exigentes e necessitarão mais do que nunca de ajuda e respostas. É por isso necessário começar a adaptar métodos alternativos de publicidade: experimentar, avaliar e verificar se eles funcionam.

Pode contar connosco para ajudá-lo a criar conteúdo único e apelativo que conquiste o seu consumidor ideal. Capitalizando a sua marca, garantindo mais vendas e um aumento de visitas ao seu site e redes sociais!