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Email Marketing: 4 razões porque deve apostar nesta ferramenta

O Email Marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia na criação e envio de emails para listas de contactos. Ao utilizar esta ferramenta pode segmentar os seus clientes e criar uma comunicação personalizada que o aproxime das vendas.

Descubra com este guia como posicionar o seu negócio e ter uma estratégia de email marketing que o faça garantir mais clientes!

Porque é que deve apostar no Email Marketing?

O email marketing é um canal de comunicação direto entre um remetente e um destinatário. Através de newsletters e de ferramentas como o Facebook e Instagram Ads, onde formulários são preenchidos com dados ou simples landing pages, os emails tornaram-se uma forma única e personalizada de divulgar produtos e comunicar.

Através desta ferramenta pode ser construída uma jornada do cliente, e um acompanhamento das suas necessidades e experiência de compra, em geral. Contudo, há riscos na utilização desta plataforma. De forma a tornar a sua comunicação algo útil e apelativo ao consumidor, e ajudá-lo a não correr o risco de ser intrusivo, apresentamos-lhe 4 dicas.

1 – Mostre excertos ou “teasers” de futuros produtos/serviços

Com um video emocionante e marcante pode gerar partilhas e visitas ao seu site, e entusiasmo à volta do seu conteúdo.

Inclusive pode aproveitar a ferramenta Instagram Ads para gerar formulários que os interessados preencherão para saber mais informação sobre o vídeo que acabaram de ver, podendo oferecer-lhes ebooks ou materiais informativos em troca dos seus contactos.

2 – Não compre listas de email marketing

Além de constituir uma violação de matérias de RGPD, esta forma não orgânica de crescimento dificilmente trará uma base sólida de clientes. O Gmail e Outlook já têm formas de detectar esse tipo de contactos e podem imediatamente marcá-lo como spam, prejudicando assim futuras campanhas.

Para poder crescer a confiança dos seus consumidores, primeiro ganhe a atenção deles com o seu conteúdo, faça-os tomar a iniciativa de introduzir os seus contactos para ter mais informações.

Ofereça algo em troca como um pdf explicativo do seu negócio, ou um desconto especial. Dessa forma está a atrair o seu público de uma forma natural e genuína, em vez de ser apenas mais um email perdido na secção de publicidade.

3 – Não envie com muita frequência

A forma mais fácil de perder contactos ou de ser marcado como spam, é a de comunicar de forma massiva e em horas pouco recomendadas. Faça um estudo prévio e descubra qual é a melhor hora para enviar as suas comunicações.

Plataformas de email marketing como o Mailchimp ou o E-GOI, podem ajudá-lo a fazer essa triagem e a optimizar a eficácia das suas comunicações.

4 – Personalize os seus envios

Tente separar os seus clientes pelo tipo de produto ou fase da jornada de consumidor em que se encontram.

A personalização do email marketing ajuda-o a aumentar as taxas de abertura e os cliques nos seus emails.

Na altura de enviar o email pense num mensagem curta e clara, e em introduzir elementos simples e diferenciados:

  • Nome (ex.: João, não se esqueça de finalizar a sua compra);
  • Interesse (ex.: 20% de desconto na sua próxima compra de ténis);
  • Cargo (ex.: Esta é a ferramenta ideal para Jornalistas).

Descubra como aplicar no seu negócio

Na Click and Play acreditamos que os consumidores tornar-se-ão mais exigentes e necessitarão mais do que nunca de ajuda e respostas. É por isso necessário começar a adaptar métodos alternativos de publicidade: experimentar, avaliar e verificar se eles funcionam.

Pode contar connosco para ajudá-lo a criar conteúdo único e apelativo que conquiste o seu consumidor ideal. Capitalizando a sua marca, garantindo mais vendas e um aumento de visitas ao seu site e redes sociais!