fbpx

Pós Pandemia – 4 tendências de Marketing para 2022

A pandemia teve um impacto tremendo nos nossos hábitos, tornando-se o digital o formato de excelência. O Marketing em 2022 será por isso de grande transformação.

É por isso necessário preparar o futuro, adaptando os negócios, a um cliente cada vez mais exigente nos conteúdos que pretende receber. À medida que a recuperação económica ganha impulso, muitos profissionais de marketing provavelmente tem-se questionado:

– Como e onde devem gastar o seu budget?

– O consumidor estará ansioso por um retorno ao velho normal ou continuará a abraçar os hábitos que desenvolveu no ano passado?

– Que mensagem terá repercussão e quais os canais preferenciais do “consumidor pós-pandemia”?

Com o desconfinamento e o regresso à normalidade, e já com os olhos postos no futuro, a Click and Play Studio preparou-lhe um guia com as 4 principais tendências de Marketing para 2022.

1- Adote a Personalização na sua estratégia de Marketing em 2022

As marcas cada vez mais precisarão de aprender mais sobre os seus consumidores, sem terem de recorrer aos dados de terceiros (Google, redes sociais), logo o Marketing de conteúdo será líder, crescendo cada vez mais a ideia de um “marketing mais directo”, D2C, em que as marcas comunicam directamente para o seu cliente, de forma mais pessoal e interactiva.

Assim, aproveitando que em 2022, teremos cada vez mais canais para os clientes consumirem conteúdo de marketing – como vídeos, artigos online, podcasts – é fundamental gastar algum tempo a entender quais os canais e conteúdos que o seu publico alvo usa e como pode posicionar a sua empresa nesses espaços. Logo, é necessário estar em canais diferentes, para poder criar mensagens personalizadas para os respectivos grupos de público e apresentar-se da maneira que for mais atraente para eles.

2 – Eventos híbridos

Agora os consumidores – e os profissionais de marketing que os procuram – enfrentam dois impulsos conflitantes. Apesar do desejo de voltar a criar eventos físicos, houve uma experimentação e hábito do “facilitismo” e interactividade que os eventos digitais conseguiram trazer, a partir do conforto dos sofás, fazendo com que muitos consumidores e profissionais fiquem felizes em manter este tipo de eventos virtuais. Para atender a ambos os públicos, será necessário criar eventos híbridos. Os eventos presenciais terão uma forte componente digital, e tecnologias como RA e VR podem criar uma experiência envolvente para aqueles que preferem não se aventurar.

3 – Fale numa voz única na sua comunicação de marketing

O alinhamento do conteúdo nunca será tão importante como agora. Qualquer empresa que queira uma referência do seu setor precisa de alinhar toda a sua comunicação de marketing, seja SEO, redes sociais ou Google ADS.

Vivemos num mundo onde a imagem é tudo. E o vídeo o veículo mais poderoso para se apresentar em poucos segundos. Para criar uma imagem de marca forte, é preciso escolher as palavras certas e a maneira certa de comunicar. Concentre-se em gerar conversa e partilhas, ao fornecer um serviço de qualidade aos seus clientes por meio de uma comunicação rápida.

Embora a publicidade digital continue a ser um fator importante na sua estratégia de marketing, é essencial também perceber que ela é cada vez mais cara. Como tal, deve-se procurar aumentar o conhecimento da marca de forma orgânica. Por exemplo, criar uma estratégia que forneça valor de longo prazo para seu público. Seja através de um vídeo tutorial, um podcast semanal ou conteúdo da web que educa e criar valor, em vez de simplesmente querer converter e publicitar directamente para a venda.

4 – Crie conteúdo business-to-business de marketing

O conteúdo B2B é frequentemente negligenciado. Há uma falsa ideia que o B2B não compensa e que “os empresários não procuram online por respostas”, portanto, os departamentos de marketing investem muito tempo e esforço em chamadas e e-mails.

Ou, mais recentemente, em enviar mensagens para potenciais clientes no LinkedIn. Quantas vezes funcionou?

O conteúdo B2B é essencial. As tendências mudam tão rápido que às vezes os lideres de departamentos de empresas que funcionam em B2B também acedem ao Google e procuram maneiras de lidar com essas mudanças.

E é aí que um bom conteúdo fará a diferença. Se nesses momentos, for o seu negócio a dar resposta, através de um post em vídeo ou texto, a fornecer respostas com soluções específicas, a confiança com a marca é instantânea e genuína, gerando maior receptividade e interesse em falar diretamente com alguém dessa empresa para expor os problemas e saber mais sobre os seus serviços.

Quantos potenciais clientes se perderam devido ao fato de as empresas escolherem não fazer conteúdo B2B?

Descubra como aplicar no seu negócio

Na Click and Play acreditamos que os consumidores tornar-se-ão mais exigentes e necessitarão mais do que nunca de ajuda e respostas. É por isso necessário começar a adaptar métodos alternativos de publicidade: experimentar, avaliar e verificar se eles funcionam.

Pode contar connosco para ajudá-lo a criar conteúdo único e apelativo que conquiste o seu consumidor ideal. Capitalizando a sua marca, garantindo mais vendas e um aumento de visitas ao seu site e redes sociais!